sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Entrevista com o autor, Anton Roos

74346_549695068388596_1207982299_n
Esta semana Ricardo Haseo, entrevistou o escritor e jornalista, que reside atualmente em Luís Eduardo Magalhães, Anton Roos. Formado em Jornalismo pela FASB, em 2009 e pós-graduado em Jornalismo Digital, e lançando esse ano “A Gaveta do Alfaiate” Anton conta um pouco sobre ele, seus novos projetos e muito mais! Confira.


Ricardo HaseoPrimeiramente, quem é Anton Roos?


Anton Roos: Difícil responder uma pergunta como esta. Quem eu sou? Bom, jornalista, fã de Rush, mulheres de óculos, futebol americano, introspectivo, observador e que ama escrever. Okay, também posso ser chato, ranzinza e metódico, mas no final, meus dentes separados na frente são capazes de minimizar o aspecto durão.

Ricardo Haseo: Qual foi seu principal incentivo para ingressar no universo literário?


Anton Roos: Sempre sonhei escrever um livro. Eu não considero que tenha ingressado no universo literário. Quer ver meu livro impresso primeiro. Amo escrever e o que está nesse primeiro livro diz muito sobre o que eu sou e meu estilo na frente de um computador. Acho que depois que finalizar a etapa de lançamento desse livro, ai sim vou poder dizer que sou um escritor e até ter mais fôlego para novos projetos.

Ricardo Haseo: Como se sente em estar prestes a publicar o seu primeiro livro?


Anton Roos: Ansioso. Graças a Deus a expectativa por esse lançamento tem sido a melhor possível.

Ricardo Haseo: Fale um pouco sobre o processo criativo para dar vida a “Gaveta do Alfaiate”,conte sobre o livro.


Anton Roos: A “Gaveta do Alfaiate” não é um livro novo, é a compilação de várias crônicas que escrevi no período que fui colunista do jornal Classe A, algumas que escrevi pra Revista A, outros textos que só havia publicado em blogs e alguns textos inéditos. Na verdade volta e meia, alguém me questionava sobre essas crônicas e o porque de não publicar elas em um livro. O que fiz foi fazer uma peneira, revisar e reescrever alguns trechos. É um livro que pode ser lido aos poucos. Em cinco minutos você consegue ler uma crônica. Esse é o barato. Tenho certeza que algum dos textos que estarão no livro será importante para alguém. Se uma pessoa tiver seu dia mudado depois de ler uma crônica minha, sou um escritor realizado.

Ricardo Haseo: A internet veio a ser um excelente meio para divulgação de novos autores, como você tem se utilizado desse recurso?


Anton Roos: Eu confesso que ainda é um uso meio tímido. É aquela história quero ver o livro, sentir o livro, folhear o livro pra poder definitivamente me sentir um escritor. Criei um novo blog destinado exclusivamente a posts relacionados ao livro e a literatura, criei uma fan Page minha pra poder divulgar esse meu lado escritor. O resto acredito que virá como conseqüência, embora, admita que preciso focar mais nesse meio, já que atualmente a internet seja, talvez, a principal aliada dos escritores iniciantes.

Ricardo Haseo: Você tem novos projetos em mente?


Anton Roos: Estou escrevendo um romance. Minha vontade é estar com ele finalizado até o lançamento da gaveta. É uma experiência diferente, estou acostumado a textos de tiro curto, colocar mais profundidade num tema e personagens tem sido algo bem interessante.

Ricardo Haseo: O que você acha de essencial que um escritor deve ter?


Anton Roos: Tesão. Escritor sem tesão não é escritor. Claro, que o escritor precisa ter talento e contar com uma boa dose de sorte, mas sem tesão, sem gostar muito daquilo que está fazendo, dificilmente, alguém vai se interessar por baixar teu trabalho ou comprá-lo numa livraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário