sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Entrevista com a autora Samila Lages


Esta semana o Ricardo Haseo, entrevista a escritora amapaense Samila Lages. Formada em administração, autora de várias fanfics e dos livros “A Lenda de Fausto” e “Botos, Sátiros e Dragões”. Conheça um pouco mais sobre ela e seu estilo literário tão peculiar.




Ricardo Haseo: Fale um pouco sobre você, quem é Samila Lages?

Samila Lages: Eu sou uma nerd. Eu sou apaixonada por alguns aspectos bem específicos da cultura pop: os videogames de fantasia, o RPG e as animações e quadrinhos japoneses (animes e mangás). Acho que isso ajuda a definir muito do que eu sou. Nasci no Amapá, curto metal e música folk, tenho de 24 anos, formada em administração e viciada em chás ingleses.

Ricardo Haseo: Em que momento da sua vida e por qual motivo você decidiu torna-se autora? 

Samila Lages: Entre os 14-15 anos, quando entrei no ensino médio. Foi nessa época que tive meu primeiro contato com o gênero japonês yaoi (um gênero voltado ao público feminino, escrito principalmente por mulheres e que aborda o relacionamento amoroso entre rapazes) e com o universo das fanfics. Para quem não sabe, as fanfics são textos amadores, escritos por fãs que geralmente se baseiam em obras já existentes (como séries, livros e filmes, ou no meu caso, animes e mangás) publicados na internet. Foi dentro desse universo que eu comecei a escrever, por hobby e paixão. Creio que iniciei A Lenda de fausto com 17 anos, na época ainda existiam poucos sites de fanfics, e era uma literatura bem marginalizada, por isso, jamais me passou pela cabeça que eu estaria escrevendo um livro; aquilo era apenas diversão até então, mas a recepção das pessoas foi muito boa, e dentre os comentários que eu recebia, era comum alguém dizer: “você já pensou e transformar isso num livro? Seria ótimo!”. Foi esse tipo de comentário que me fez começar a sonhar em um dia publicar um livro físico.

Ricardo Haseo: A maior parte dos seus contos segue uma linha mais adulta e pode ser considerado por muitos como “pesado”, você foi muito criticada por isto? 

Samila Lages: Abertamente, só pela minha mãe, que disse não conseguiu ler A Lenda de Fausto. O fato é que meus textos tem um público que já está muito bem familiarizado com os temas maduros e polêmicos, e com a carga de erotismo presente. Na verdade, muitas vezes o público até cobra por isto. Mas claro que o livro sempre acaba sendo lido por pessoas que não conhecem o contexto e não estão “preparadas” para esse tipo de leitura. Alguns me disseram que ficaram chocados demais para prosseguir, mas a maioria afirmou que adorou ler algo tão “diferente”. Isso há três anos. Hoje em dia, com a quantidade de literatura erótica que vem sendo publicada, acho que A Lenda de Fausto não choca mais tanto assim pelo erotismo, mas talvez pela temática.

Ricardo Haseo: A Lenda de Fausto foi o seu primeiro livro a ser publicado no formato físico. Foi difícil publica-lo ainda mais no tema dele que é tão diferente a que o mercado literário nacional está acostumado? 

Samila Lages: Foi bem mais simples do que eu imaginava, afinal, eu acreditava ser impossível, dado o conteúdo. Tudo se deu na Bienal de São Paulo de 2010, na qual eu me debutava no mercado editorial através de um conto que foi publicado em uma antologia de terror. Através dela que entrei em contato com os editores (eles haviam gostado muito do conto, e queriam saber se eu não tinha mais nada escrito), conversei com eles sobre o romance que eu tinha pronto, mas que não considerava “publicável”, por ser “pesado demais”. Eles ignoraram os rótulos que eu mesma havia colocada sobre minha obra e disseram para que eu mandasse o original. No dia seguinte assim o fiz e eles adoraram; em pouco tempo já estávamos fechando os detalhes da publicação, que se deu em 2011.

Ricardo Haseo: Como tem sido a resposta dos seus leitores? 

Samila Lages: Excelente! eu fico muito feliz quando vejo pessoas comentando sobre ele nas redes sociais, ou quando encontro alguma resenha pela internet. O mais legal é quando é alguém que também escreve fanfics.

Ricardo Haseo: A internet é uma grande porta para todos os tipos de artistas mostrarem seu trabalho de uma forma barata, rápida e efetiva; como você tem se utilizado deste meio? 

Samila Lages: Apesar de ter publicado o livro, eu continuo presente no universo fanfition. lá está minha paixão, pois foi lá que eu comecei e é de dali que a maior parte dos leitores me conheceu. As pessoas leem minhas fanfics e se interessam por minha escrita e, por sua vez, acabam por descobrir que tenho dois livros publicados.

Ricardo Haseo: Você tem algum novo projeto em mente?

Samila Lages: Tenho mais dois romances em produção, ambos protagonizados pelo Belial (personagem de A Lenda de Fausto) Ele é um personagem tão forte e carismático que eu não pude evitar criar mais histórias com ele, apresentando-lhe novas tramas, dilemas e amores. Desejo também publicar mais um livro de contos e poemas, ao estilo de Botos, Sátiros e Dragões.

Ricardo Haseo: Para finalizarmos, gostaria de deixar algum recado para seus leitores?  

Samila Lages: Sim, eu quero repetir o que me disseram quando eu estava com vergonha da minha primeira obra, “escondendo-a” sob um pseudônimo na internet e achando que jamais seria publicada: “não existe livro indecente, indecente é não ler”. Se você escreve também, não tenha medo nem vergonha, mostre seu texto ao mundo e permita-se sonhar.


Que comprar um dos livros de Samila Lages? acesse o bog dela e saiba como: http://samilalages.blogspot.com.br/

A acompanhe no facebook: Samila Lages



6 comentários:

  1. Com certeza, todos que já leram A Lenda de Fausto aguardam com ansiedade as novas obras da Samila ♥ Uma autora que marca pela originalidade!

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer mais sobre a Samila.
    Agora, onde podemos comprar os livros da moça? Ricardo Haseo, onde está seu espírito jabazeiro?

    ResponderExcluir
  3. E pare de me pedir que prove não ser um robô!

    ResponderExcluir
  4. Desliga essa confirmação de robô, cara! :v

    E é verdade! Tem que incluir links de compras aí ó!

    Samila conheço desde a treta que tive no Twitter! <3

    ResponderExcluir
  5. Para comprar é só ir no blogg dela, lá tem explicando. Infelizmente os livros dela não estão disponíveis na Amazon.

    ResponderExcluir