sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Entrevista com John D. Pope

Entrevista com John D. Pope

Devil Pope, como é conhecido nas redes sociais, ou John D. Pope é o pseudônimo de um autor britânico-brasileiro criador da série Evil Secrets pela qual foi acusado nos anos 80 de ter cometido os crimes descritos nos seus contos bizarros.

Atualmente residindo no Brasil, é um homem comum que prefere ter sua identidade preservada. Ele pode ser aquele seu professor careta da faculdade em quem você confia, ou o médico pra quem você revela seus segredos mais íntimos, até mesmo aquele seu tio distante que você não vê a anos.




Ricardo Haseo: Primeiramente para começarmos a entrevista, fale um pouco sobre você.

John D. Pope: Bom, meu nome não é John D. Pope, era o meu apelido quando morava na Inglaterra, tinha algo a ver com “D” por conta do meu nome, aí passei a assinar como Devil Pope em alguns artigos; disseram-me que "Devil Pope não é nome comercial" então coloquei a porra do John e virou John D. Pope. Sou casado, tenho três filhos e um emprego formal que é o motivo pelo qual escrevo por um pseudônimo. Meu pai é inglês, minha mãe é brasileira. Morei na Inglaterra, perto de Liverpool até os 27 anos. Aí aconteceu uma coisa. Eu não saí da Inglaterra, mas também... Não fui pra nenhum outro lugar “Fica a incógnita aí”. Eu tenho um filho que nem sei se ainda está vivo. Tenho outro que mora com a minha primeira esposa em Londres, e um pirralho filho da puta que fica me enchendo o saco aqui no Brasil. Sempre escrevi, mas de forma amadora. Meu filho me convenceu a fazer esse negócio de Facebook para eu entrar em contato com umas editoras. E agora o Tiago da Kannak está me ajudando a publicar algumas coisas, apesar dele ser um cara e não uma editora.

Ricardo Haseo: O tema que você utiliza em seus contos são considerados por muitos “escandalosos” e que transgredem a ética, você já teve problemas pelos gêneros que você aborda em suas histórias?

John D. Pope: Pior que não. Tipo, uma tiazinha não vai comprar um conto chamado "Violada Pelo Demônio", entende? Eles são bem claros em suas propostas. Tem gente que crítica, mas é uma galera que faz isso sem nem ler, então não merecem crédito. Em geral a galera adora os contos, principalmente os jovens.

Ricardo Haseo: O que fez você interessa-se a princípio por escrever contos e livros?

John D. Pope: Ócio, e excesso de criatividade

Ricardo Haseo: Qual sua opinião sobre o atual cenário literário brasileiro? Quais são os pontos fortes e fracos?

John D. Pope: Eu to cagando pro mercado. As pessoas confundem a literatura com o ato de vender livros, são coisas completamente diferentes! Um bom texto vai ser literatura, na lista do New York Times ou dentro de uma gaveta. Se você se preocupar com o mercado você não é um artista, e sim um comerciante! Ponto final.

Ricardo Haseo: Você tem algum projeto literário já em mente para o futuro?

John D. Pope: Não. Mas isso não significa que eu não vá escrever... se rolar, pá... Sempre assim, sem ansiedades.

Ricardo Haseo: Qual seu principal objetivo como autor?

John D. Pope: Escrever.

Ricardo Haseo: Que dica você daria para os autores que estão iniciando agora?

John D. Pope: Senta o cu na cadeira e escreve até a sua alma sangrar. Uma hora você vai ficar bom, ou não.

Ricardo Haseo: Quantos contos e livros você já publicou?

John D. Pope: Até agora só contos. Perdi a conta. Atualmente acho que tem uns três na Amazon. Mas nas revistas que escrevia na década de 80... Sem chance de lembrar quantos.

Ricardo Haseo: Você tem vontade de voltar a morar na Inglaterra?

John D. Pope: Eu não moro em nenhum lugar, eu passo por eles. Sou cidadão do mundo. Esse negócio de raiz é pra quem gosta de árvore.

Ricardo Haseo: Que recado gostaria de deixar para quem acompanhou a entrevista até aqui?


John D. Pope: Faça sexo seguro.


 Link para "Violada Pelo Demônio" disponível na Amazon: basta clicar AQUI e comprar!

Um comentário: